O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um traumatismo craniano após um acidente doméstico no Palácio do Alvorada, neste sábado (19). Em entrevista à CNN, o médico responsável pelo seu acompanhamento, Dr. Roberto Kalil Filho, confirmou que o presidente sofreu um ferimento na parte de trás da cabeça que precisou de pontos.
"Ele chegou ao hospital com um traumatismo craniano devido à batida na região occipital. Exames de imagem detectaram um pequeno sangramento na parte temporal da cabeça", explicou Kalil. O médico também esclareceu que Lula não perdeu a consciência e que os próximos dias serão de observação, mas o presidente já pode retomar suas atividades normais.
Por recomendação médica, Lula cancelou sua participação presencial na Cúpula dos Brics, que acontecerá em Kazan, na Rússia. A decisão foi tomada para evitar viagens longas, dado o risco após o traumatismo. Inicialmente, o presidente embarcaria no domingo (20), mas participará do evento por videoconferência. Ele deve retornar ao trabalho no Palácio do Planalto na segunda-feira (21).
O boletim médico do Hospital Sírio-Libanês confirmou que Lula sofreu um ferimento corto-contuso na região occipital e, embora tenha recebido cuidados imediatos, foi orientado a evitar viagens aéreas de longa distância. A equipe médica afirmou que Lula está em boas condições de saúde, mas continuará sob acompanhamento durante o período de recuperação.