Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2024, Arnaldo Silva presidente do Sindivale – Sindicato Intermunicipal dos Servidores Públicos Municipais do Vale do Jiquiriçá, acompanhado de Angelica – participou do III Congresso Estadual da FESPUMEB (Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado da Bahia) e tomou posse neste sábado (14) como vice-presidente regional da Federação dos Servidores Municipais do Estado da Bahia (FESMEB). O mandato de Arnaldo, que será responsável pela Regional Sudoeste da entidade, se estenderá até 2032.
A cerimônia de posse ocorreu em um evento que reuniu lideranças sindicais, autoridades locais e representantes da FESMEB. Arnaldo foi eleito para o cargo em 27 de abril de 2024, após receber ampla aprovação pela sua trajetória de dedicação e luta pelos direitos
O evento que teve como tema “Sindicalismo inclusivo, autêntico e representativo”, oportunizou aos participantes debateram temas fundamentais para o fortalecimento do movimento sindical e a defesa dos direitos dos servidores públicos municipais. Entre os assuntos abordados, destacaram-se:
• Valoração profissional e melhores condições de trabalho;
• Impactos da reforma tributária para os municípios e servidores;
• Construção de um sindicalismo mais inclusivo e representativo.
O ponto alto do evento foi a elaboração e aprovação de uma carta de intenções para 2025. Construído de forma coletiva, o documento estabelece diretrizes e metas para fortalecer as lutas sindicais e promover a unidade entre os trabalhadores em todo o estado.
O presidente do Sindivale destacou a importância do congresso para fortalecer o diálogo e a representação sindical na região do Vale do Jiquiriçá. Ele enfatizou que o tema do evento é um chamado à construção de um sindicalismo verdadeiramente inclusivo, autêntico e representativo, que amplie o acesso de todos os trabalhadores às decisões que impactam suas vidas.
“Precisamos garantir que o sindicato seja uma voz ativa e que não apenas defenda os interesses dos servidores, mas também atue como agente de transformação social. O congresso nos deu ferramentas e inspiração para continuarmos lutando por condições mais justas e dignas para os servidores municipais do Vale do Jiquiriçá”, afirmou o presidente.
Conhecida como um dos principais polos econômicos e culturais da Bahia, Feira de Santana foi novamente palco de um evento de relevância estadual. A organização do congresso destacou a importância de encontros como este para promover a troca de experiências e a unidade entre os sindicatos municipais do estado.
O III Congresso Estadual da FESPUMEB encerrou-se com um clima de otimismo e esperança, reforçando o compromisso de suas lideranças em construir um sindicalismo que realmente represente os trabalhadores e suas demandas. A participação ativa do Sindivale consolidou sua posição como um dos principais representantes da região do Vale do Jiquiriçá.