Foto: Reprodução
Na noite deste sábado, 8 de novembro, às 19h, a Casa de Cultura de Mutuípe foi palco do 10º Chá Literário, um evento que celebrou a diversidade cultural e a importância da igualdade racial. Inspirado nas palavras de Nelson Mandela, o tema do encontro, “Estamos lutando por uma sociedade em que as pessoas deixem de pensar em termos de cor,” trouxe à tona a urgência de um diálogo franco sobre a realidade da população negra no Brasil e as conquistas em direção a uma sociedade mais justa.
Educadores, artistas e membros da comunidade se reuniram para discutir como a literatura e a cultura podem ser ferramentas essenciais na promoção da igualdade racial. O evento contou com palestras, leituras de obras literárias, performances artísticas e momentos de troca de ideias que enriqueceram todos os presentes. Foi uma oportunidade única para reconhecer e celebrar as contribuições da cultura afro-brasileira e reforçar a importância de espaços de reflexão e diálogo em prol da transformação social.
O 10º Chá Literário reforçou o compromisso com a valorização da identidade e das expressões culturais afro-brasileiras, além de fortalecer a luta antirracista em Mutuípe. Todos foram convidados a se juntar a essa celebração de cultura e conhecimento, em um momento que destacou a literatura e a arte como potentes instrumentos de construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
O evento também homenageou figuras marcantes da história de Mutuípe:
Essas homenagens celebraram as contribuições valiosas de cada um para a cultura e o cotidiano de Mutuípe, destacando a importância de reconhecer essas figuras na construção de uma memória coletiva rica e diversificada para a cultura e a história de Mutuípe.