noticias169 Seja bem vindo ao nosso site RÁDIO VIDA!

Polícia

Polícia Federal desmantela esquema de fraudes em empréstimos consignados em Mutuípe e Ubaíra

Publicada em 21/08/2024 às 11:30h


Compartilhe
Compartilhar a noticia Polícia Federal desmantela esquema de fraudes em empréstimos consignados em Mutuípe e Ubaíra  Compartilhar a noticia Polícia Federal desmantela esquema de fraudes em empréstimos consignados em Mutuípe e Ubaíra  Compartilhar a noticia Polícia Federal desmantela esquema de fraudes em empréstimos consignados em Mutuípe e Ubaíra

Link da Notícia:
Frango Assado do Vale

Em uma operação conjunta realizada nesta quarta-feira (21/8), a Polícia Federal, em colaboração com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social do Ministério da Previdência Social, deflagrou a Operação Unlocked, com o objetivo de desmantelar uma associação criminosa envolvida em fraudes de empréstimos consignados em benefícios previdenciários em todo o Brasil.

A operação, que incluiu o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária nos municípios de Ubaíra e Mutuípe, na Bahia, teve início após quatro meses de investigações. A investigação revelou um esquema de desbloqueios fraudulentos de benefícios previdenciários, realizados na Agência da Previdência Social (APS) de Ubaíra, facilitados por uma estagiária que, sem seguir as normas internas do INSS, autorizava os desbloqueios em massa. Foram identificados mais de oito mil desbloqueios realizados em um ano, sem a devida documentação e sem o conhecimento dos beneficiários.

A apuração mostrou que uma agente financeira de Mutuípe era responsável por enviar diariamente à estagiária listas com dezenas de nomes, números de benefícios e CPFs para o desbloqueio ilegal, em troca de vantagens financeiras. Após o desbloqueio, outros membros do grupo, localizados em diversas partes do país, falsificavam documentos para abrir contas bancárias e realizar os empréstimos consignados de forma fraudulenta.

As investigações continuam para identificar outros integrantes da organização criminosa. A quantidade exata de empréstimos fraudulentos realizados e os valores desviados ainda estão em apuração. Os envolvidos poderão responder por crimes como estelionato, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações.

 










Traduzir para
Nosso Whatsapp (75) 9 8343-6032
Copyright (c) 2024 - RÁDIO VIDA
Converse conosco pelo Whatsapp!