Foto: Reprodução
Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Civil prendeu os rifeiros José Roberto, conhecido como Nanam Premiações, durante a Operação Falsas Promessas, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida em jogos de azar em Salvador e outras cidades baianas. Além de Nanam, outros rifeiros, como Ramon Dias, também foram detidos. A operação, coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), realizou ações nas cidades de Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e São Felipe.
Com a participação de cerca de 200 policiais, a operação contou com o apoio de diversos departamentos especializados da Polícia Civil, incluindo o DEIC, DIP, DHPP e Depin, além das Coordenações de Operações e Recursos Especiais (Core) e de Polícia Judiciária (COPJ). Polícias civis dos estados de Goiás, Ceará e Espírito Santo também colaboraram com as ações.
De acordo com a Draco-LD, a operação investiga a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas e do esquema de jogos de azar, com mais de 50 mandados judiciais sendo cumpridos. Durante as ações, foram apreendidas armas, drogas e joias, além de documentos e bens que comprovam o envolvimento dos suspeitos nas atividades criminosas. O influenciador e cantor MC KU também foi preso e, juntamente com os rifeiros, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil no bairro de Itapuã.
A investigação aponta que a organização criminosa movimentou milhões de reais em fraudes que enganavam investidores com promessas de ganhos exorbitantes em esquemas fraudulentos, prejudicando centenas de vítimas em diversos estados do país. A operação busca desmantelar a estrutura criminosa responsável pelas atividades ilegais e assegurar a responsabilização de todos os envolvidos. As investigações continuam para identificar outros membros do grupo e combater a lavagem de dinheiro proveniente de atividades ilícitas, como o tráfico de drogas e os jogos de azar.