Na manhã desta quinta-feira (17), o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) realizou uma grande operação com o objetivo de coletar provas contra sete policiais militares suspeitos de envolvimento em execuções sumárias. A ação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especializado em Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e ocorreu nos municípios de Feira de Santana, Candeias, São Sebastião do Passé e Capim Grosso.
As buscas foram realizadas nas residências dos policiais investigados e em seus armários funcionais nas 10ª e 91ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM), onde estão lotados. Durante a operação, celulares, armas e munições foram apreendidos nas quatro cidades.
Imagens das apreensões realizadas pelos agentes | Foto: Divulgação / MP-BA
Os policiais são investigados pelas mortes de Alan de Aquino Silva e Juracy Gonçalves Junior, ocorridas em 2020 na cidade de São Sebastião do Passé. Segundo o MP-BA, as vítimas foram executadas sumariamente, e os agentes envolvidos teriam alterado as cenas dos crimes para simular confrontos, contrariando os relatos oficiais de morte em resistência armada.
A operação foi realizada de maneira integrada com os Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (GEOSP), de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (GAECO), da Força Correcional Especial Integrada (FORCE) e da Corregedoria da Polícia Militar, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O objetivo principal foi reforçar as investigações e garantir a elucidação dos crimes.