O republicano Donald Trump, 78 anos, foi projetado como o vencedor das eleições presidenciais dos Estados Unidos, de acordo com a Associated Press nesta quarta-feira (6). Segundo a projeção, Trump conquistou os votos necessários para retornar à Casa Branca e será o 47º presidente do país, assumindo o cargo em 20 de janeiro de 2025. Com a vitória, ele governará com uma maioria republicana tanto na Câmara quanto no Senado, fortalecendo sua base de apoio no Congresso.
A vitória foi consolidada quando Trump garantiu o estado-chave de Wisconsin, ultrapassando a marca de 270 delegados necessários no Colégio Eleitoral. Outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia, também contribuíram para sua liderança. Atualmente, ele está à frente em Michigan, Nevada e Arizona. Embora a contagem oficial de votos ainda esteja em andamento, a projeção da AP é amplamente aceita pela sociedade americana como indicativa do vencedor.
Trump fez seu discurso de vitória na madrugada desta quarta-feira, diretamente da Flórida, antes mesmo de a democrata Kamala Harris reconhecer a derrota. Durante o discurso, ele reiterou temas de sua campanha, como o combate à imigração ilegal, e prometeu cumprir suas promessas de campanha. O slogan escolhido para o novo mandato será "promessas feitas serão cumpridas", destacando a mensagem de união nacional. Sua eleição já repercute mundialmente, com líderes de vários países enviando felicitações ao futuro presidente dos Estados Unidos.