noticias400 Seja bem vindo ao nosso site RÁDIO VIDA!

Política

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado pela segunda vez com ampla maioria

Publicada em 01/02/2025 às 20:50h |  

Compartilhe nas redes sociais
Frango Assado do Vale

Foto: Reprodução

Neste sábado (1º) O senador Davi Alcolumbre (União-AP), de 47 anos, foi eleito presidente do Senado Federal para o biênio 2025-2026. O resultado foi proclamado às 15h19, após Alcolumbre atingir o número mínimo de 41 votos às 15h12. No total, ele recebeu 73 votos, consolidando uma vitória expressiva sobre seus adversários.

O placar final foi:

  • Davi Alcolumbre (União-AP): 73 votos – eleito
  • Astronauta Marcos Pontes (PL-SP): 4 votos
  • Eduardo Girão (Novo-CE): 4 votos

Todos os 81 senadores participaram da votação. Logo após a proclamação do resultado, imagens do plenário mostraram os senadores Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) repassando ligações ao recém-eleito presidente do Senado. Segundo os parlamentares, os telefonemas eram de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, que parabenizavam Alcolumbre pela eleição.

Antes mesmo da votação, Alcolumbre já havia costurado uma ampla rede de apoios, tornando sua eleição praticamente irreversível. Seu arco de alianças reuniu siglas tanto da base governista quanto da oposição, garantindo apoio de 76 parlamentares, o equivalente a 94% do Senado.

Os partidos que compuseram essa coalizão foram:

  • PSD (14), PL (14), MDB (11), PT (10), União Brasil (7), PP (6), PSB (4), Republicanos (4) e PDT (3);
  • Além de dois senadores do Podemos e um do PSDB.

Esta será a segunda vez que Alcolumbre presidirá o Senado. Em sua primeira gestão (2019-2020), ele foi eleito após a desistência de Renan Calheiros (MDB-AL), que já havia comandado a Casa por quatro mandatos.

A eleição de 2019 foi marcada por uma disputa tumultuada, incluindo suspeitas de fraude. Naquela ocasião, a contagem dos votos registrou 82 cédulas, embora o Senado tenha apenas 81 parlamentares. O caso do "voto fantasma" nunca foi esclarecido oficialmente.

Agora, com uma vitória expressiva e um Senado amplamente alinhado com sua gestão, Alcolumbre assume novamente o desafio de liderar a Casa nos próximos dois anos.




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca RÁDIO VIDA
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (75) 9 8343-6032
Copyright (c) 2025 - RÁDIO VIDA
Converse conosco pelo Whatsapp!