noticias463 Seja bem vindo ao nosso site RÁDIO VIDA!

Saúde

AstraZeneca admite efeito colateral raro em sua vacina contra a Covid-19

A informação foi incluída em uma ação coletiva na Inglaterra

Publicada em 01/05/2024 às 12:59h | Com informações de Metrópoles 

Compartilhe nas redes sociais
Frango Assado do Vale

Pela primeira vez, a AstraZeneca, uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, admitiu à Justiça a existência de um “efeito colateral raro” em sua vacina contra a Covid-19. A admissão foi feita em resposta a uma ação coletiva movida na Inglaterra por indivíduos que desenvolveram trombose após serem vacinados. No total, 51 famílias estão buscando uma indenização que pode chegar a R$ 700 milhões.

A AstraZeneca confirmou que a vacina “pode, em casos extremamente raros, causar a síndrome de trombose com trombocitopenia (TTS)”. Esta condição é marcada pela formação de coágulos sanguíneos, aumentando o risco de obstrução de veias e artérias.

No Brasil, a vacina foi produzida em parceria com a Fiocruz e administrada a 153 milhões de pessoas, principalmente em 2021 e 2022. A confirmação dos efeitos colaterais pela empresa farmacêutica agora se tornou objeto de discussão política.

O Ministério da Saúde reitera que a vacina da AstraZeneca para a Covid-19 já salvou milhares de vidas e que a falta de imunização seria a pior opção.

O Ministério da Saúde declarou: “A vacina produzida pela AstraZeneca/Oxford, desenvolvida no início da pandemia e fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi crucial para controlar os casos e reduzir as mortes por Covid-19 no país e no mundo, salvando milhares de vidas. Desde dezembro de 2022, essa vacina é recomendada para pessoas com 40 anos ou mais, de acordo com as evidências científicas mais recentes.”

“O cenário atual da Covid-19 no país, com a diminuição de casos graves e mortes pela doença, é resultado da população vacinada. Os eventos adversos, que são inerentes a qualquer medicamento ou vacina, são raros e ocorrem, em média, em um a cada 100 mil doses aplicadas, apresentando um risco significativamente menor do que as complicações causadas pela infecção da Covid-19”, acrescentou o Ministério da Saúde, em um comunicado emitido no ano passado.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca RÁDIO VIDA
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (75) 9 8343-6032
Copyright (c) 2024 - RÁDIO VIDA
Converse conosco pelo Whatsapp!